Trends

Cloud Pública e Multicloud: entenda as diferenças

O mundo já está se acostumando a operar seus ambientes a partir das Clouds Públicas. Porém, enquanto para muitas organizações, o simples início de um processo de adoção da Cloud nas suas estruturas ainda é um grande desafio, surge mais um termo nesse tema já bastante complexo: Multicloud.

Podemos considerar que este termo é uma evolução do que conhecíamos como ambiente híbrido, que nada mais era do que uma espécie de estágio temporário no processo de migração e transformação das soluções de TI a partir do modelo on-premise até as Clouds Públicas. Contudo, percebeu-se que a operação em ambientes híbridos poderia potencializar os ganhos em infraestrutura, otimizar custos, proporcionar ainda mais flexibilidade, eficiência e principalmente aumentar a confiabilidade dos sistemas.

Então, o que são os ambientes Multicloud? Neste conteúdo de blog, exploraremos porque as organizações estão considerando esse conceito de forma decisiva e estratégica, assim como os novos desafios que ela traz. Vamos lá?!

Ambientes Multicloud abrem possibilidades

Primeiramente, os ambientes Multicloud permitem aplicarmos estratégias que unem serviços de múltiplos fornecedores, sejam eles Clouds Públicas, Clouds Privadas, ou mesmo da sua própria infraestrutura local (Cloud on-premise), para avaliar e consumir o que cada uma pode oferecer em favor de operações com necessidades distintas, e principalmente, garantindo uma integração completa entre todas elas.

Elas permitem também uma maior diversificação na prestação de seus serviços em escala global para adaptar facilmente soluções para diversos mercados.

Por outro lado, quando falamos sobre Clouds Públicas, uma vez que este espaço virtual pode conter dados sensíveis, os diferentes serviços oferecidos devem ser examinados com mais cuidado, pois podem apresentar enormes discrepâncias na proteção de dados, no seu tratamento e privacidade (quando se trata de países diferentes), em questões mais técnicas como escalabilidade e performance, entre outros como custo-benefício, por exemplo.

Conheça mais sobre cada tipo de Cloud nas descrições abaixo:

Clouds Públicas

Quando as pessoas pensam em Cloud Pública, pensam quase que imediatamente nos grandes provedores de serviços de Cloud, tais como Microsoft Azure, Google Cloud e AWS (Amazon Web Services).

Basicamente, como o nome sugere, essas Clouds estão disponíveis para uso público, com inscrição gratuita e pagamento conforme o uso (“pay as you go”), através de um cartão de crédito.

Pontos a serem observados:

  • Pouca ou nenhuma manutenção, pois é realizada pelo provedor;
  • Escalabilidade ilimitada ou quase ilimitada para aumentar e reduzir o consumo de serviços conforme necessário;
  • Baixos custos iniciais;

Do ponto de vista tecnológico, as Clouds públicas possuem vasta gama de serviços e recursos avançados de segurança, porém, a facilidade na contratação dos serviços e a metodologia de cobrança bastante complexa geralmente as tornam muito custosas no longo prazo, principalmente se você não aplica controles de gastos e análises contínuas.

Multicloud

Como já explicamos no início deste conteúdo de blog, embora pareça semelhante aos ambientes híbridos, a Multicloud difere pelo fato de viabilizar a utilização vários ambientes de Cloud, sejam Clouds Públicas, Clouds Privadas, ou até mesmo a própria infraestrutura local das organizações (Clouds on-premise), embora não seja obrigatório utilizar todas elas. Normalmente, os ambientes Multicloud são usados porque uma empresa tem uma variedade de necessidades que um único provedor de Cloud não oferece. Ou ainda, para integrar recursos e funcionalidades que apenas a sua Cloud on-premise possua.

Pontos a serem observados:

  • Método econômico para atender praticamente todas as necessidades de nuvem;
  • Tranquilidade – Várias nuvens eliminam a dependência de um único provedor;
  • Alta escalabilidade com a capacidade de ramificar para diferentes provedores se surgirem novas necessidades de TI.
  • Ambientes com maior tolerância a falhas e recuperação de desastres.

Determinando a abordagem correta para a adoção do ambiente Multicloud

A promessa da Multicloud é relativamente simples: acelerar a entrega de serviços e, ao mesmo tempo, reduzir custos e riscos comerciais. Mas, para obter todos os benefícios de seus investimentos em nuvem, as organizações precisam de serviços interoperáveis ​​que abranjam seus recursos locais e de nuvem, através um stack de gerenciamento e de operações de ambientes Multicloud consistente.

Quanto mais opções para gerenciar com eficácia, maior a indecisão sobre qual modelo e como seguir, fator que pode levar as organizações a cometer tropeços na sua estratégia Multicloud.

Cada dia mais os aplicativos e sistemas estão evoluindo para funcionarem consistentemente em quaisquer ambientes, abstraindo eventuais diferenças entre os provedores de Cloud. No entanto, exige cada vez mais o uso de ferramentas e procedimentos que permitam monitorar e proteger os ambientes hospedados em várias Clouds Públicas, além da capacidade de mover os dados entre cada uma delas.

Benefícios e Soluções do modelo Multicloud

A Teccloud está capacitada para oferecer a você todo o apoio consultivo necessário numa estratégia de utilização de ambientes Multicloud, usando uma metodologia clara e em total colaboração:

  • Gerencie aplicativos de forma consistente, independentemente de onde eles são implantados
  • Permita a criação, movimentação e execução de aplicativos em qualquer lugar, incluindo a movimentação de aplicativos entre nuvens públicas sem refatoração
  • Mantenha os aplicativos seguros, não importa onde eles sejam executados
  • Habilite o desenvolvedor e o suporte de TI para que as equipes possam colaborar facilmente
  • Forneça um caminho para migração perfeita para novos ambientes de nuvem, de modo que a adaptação não signifique refatoração.

A capacidade de gerenciar várias nuvens a partir de uma única interface é essencial para obter controle sobre sua estratégia de Soluções Multicloud.

Sem isso, é provável que você passe os próximos anos oscilando e oscilando de um provedor de nuvem principal para outro, sem nunca perceber o verdadeiro valor de uma estratégia Multicloud.  

Soluções Multicloud | Teccloud

Agilidade, como mencionado anteriormente, é algo que todas as empresas buscam. A capacidade de orquestrar todo esse ambiente Multicloud e produzir resultados diferencia as empresas e as tornam cada vez mais competitivas.

Na Teccloud, acreditamos no poder dessa tecnologia e na nossa capacidade de apoiar consultivamente os nossos clientes usando uma metodologia clara e em total colaboração, desde o armazenamento de backups off-site até a implantação de um ambiente para a Recuperação de Desastres (Disaster Recovery).

Entre em contato conosco hoje mesmo para saber mais sobre como nossas soluções podem ajudar a sua empresa.

compartilhe

Você também pode gostar