Trends

Como garantir segurança em cloud na sua empresa?

migração para a nuvem é uma grande estratégia de transformação digital para todas as empresas. Entretanto, é fundamental contar com uma infraestrutura robusta focada na segurança em cloud para garantir a proteção dos dados e informações.

Essa estrutura é essencial porque a cloud é composta por diferentes camadas. Assim, os dados e informações hospedados podem estar distribuídos em vários servidores. Por isso, é fundamental optar por uma cloud confiável e segura, que atenda a padrões e normas de segurança mundiais.

Neste artigo, você vai entender como garantir mais segurança em cloud para sua empresa; e quem explica como isso é possível é o gerente de infraestrutura da Stefanini, Adair Dienstmann Júnior. Continue lendo para conferir as sugestões e recomendações do especialista.

O que é segurança em cloud?

A segurança em cloud é o conjunto de ações estratégias e tecnologias que visam fazer a proteção dos dados, das aplicações e da infraestrutura que compõem a cloud computing. Ela mantém o sigilo das informações armazenadas na nuvem, evitando perdas, roubos de dados, vazamentos e outros problemas.

Por essa definição, é possível perceber que são necessários diversos recursos e ferramentas para compor uma boa estrutura de proteção na nuvem. Porém, também envolve ações primárias mais simples, como Adair explica: “a segurança para a nuvem funciona primeiramente com um correto entendimento do ambiente de nuvem, bem como da sua própria infraestrutura, hierarquia de acessos, níveis de acesso etc”.

Essa compreensão é fundamental para entender quais são os riscos envolvidos, uma vez que, com base neles serão definidos os recursos e tecnologias necessários para garantir a proteção. Logo, a personalização também pode fazer parte desse processo para atender da melhor forma às demandas de cada empresa.

De acordo com o especialista, alguns dos recursos necessários para ter mais segurança em cloud são:

  • proteção contra negação de serviço (DDoS);
  • proteção de borda com detecção de ameaças antimalware (firewalls);
  • proteção de aplicações para a internet (web application firewalls);
  • controles de acesso bem definidos;
  • múltiplos fatores de autenticação;
  • gestão de vulnerabilidades;
  • criptografia.

Quais são as vantagens da nuvem para a segurança da empresa?

As empresas têm optado pela utilização da cloud por causa da maior segurança da informação que esse ambiente pode proporcionar, além, é claro, do menor investimento necessário para fazer o armazenamento de dados.

A utilização da cloud proporciona diversas vantagens em relação à segurança para a empresa. O gerente de infraestrutura da Stefanini explica quais são algumas dessas vantagens.

Maior controle de acesso a informações

Todas as empresas têm dados ou informações que não precisam ou não devem ser acessados por todos. Logo, são necessários recursos que promovam controle de acesso, limitando os usuários que podem interagir com essas informações.

Adair explica que a estrutura de segurança em cloud permite fazer o gerenciamento daquilo que cada usuário pode acessar dentro do sistema. Além de promover esse controle de acessos, a cloud envia notificações quando alguém acessa ou modifica um determinado item.

Padrões de segurança mundiais

A eficiência da infraestrutura de segurança em cloud é determinada por padrões de segurança mundiais conferidos por meio de diversas certificações. Essas certificações, segundo o gerente da Stefanini, são as mais variadas, atendendo desde as instalações físicas do Data Center até a validação da documentação e cumprimento de processos de segurança internos do provedor (como por exemplo, certificações SOC Tipo 1 e Tipo 2). Com tudo isso é possível se alinhar a praticamente todos os padrões exigidos pelo mercado.

Criptografia

A criptografia é uma das estratégias de segurança de dados mais populares. Faz parte tanto do mundo dos negócios quanto da rotina das pessoas, e tudo indica que se tornará ainda mais importante com o tempo. Esse processo elimina os riscos de terceiros acessarem dados e informações digitais, através da sua codificação. A criptografia também é uma boa alternativa, entre outras medidas que devem ser tomadas, para manter a segurança dos dados contra roubo e vazamento. A nuvem utiliza essa tecnologia para reforçar o padrão de segurança, garantindo que os dados só possam ser acessados por papéis e serviços autorizados.

Escalabilidade

Outra vantagem que a nuvem oferece para as empresas é a sua capacidade de entrega em escala. Adair explica que a segurança em cloud pode ser ampliada facilmente de acordo com as necessidades da empresa, sejam elas por tempo determinado ou indeterminado. Caso ela precise de itens adicionais de segurança ou demais dados, isso pode ser implementado sem dificuldade. Adicionalmente, a nuvem oferece uma diversidade de soluções de segurança que seriam praticamente inviáveis financeiramente de serem implementadas num ambiente on-premise.

Atualização e otimização constante

Com a nuvem, as empresas também têm a certeza de contar com uma infraestrutura de segurança sempre “up-to-date”. “Os provedores de nuvem mantêm todas as suas infraestruturas sempre o mais atualizadas possíveis, o que garante que a maioria das vulnerabilidades conhecidas e eventualmente novas sejam contidas, oferecendo mais proteção”, explica Adair.

Quais são os riscos de não ter os dados em cloud?

É verdade que a nuvem não é a única alternativa para as empresas fazerem o armazenamento dos seus dados e informações. Elas também podem optar pelos ambientes on-premise, criados de forma interna e mantidos pela própria organização, porém essa pode não ser a melhor alternativa.

São vários os motivos, desde a necessidade manter o espaço físico (Data Center) dedicado para os equipamentos, a complexidade da sua manutenção; os custos de aquisição e renovação de equipamentos, servidores, etc.; o controle e execução constantes das suas atualizações, até questões fundamentais de segurança. Isso tudo pode aumentar o risco para os dados e informações das empresas, principalmente porque é praticamente impossível acompanhar a tecnologia na mesma medida das modalidades de crimes virtuais que vem acontecendo. Os ambientes on-premise trazem um risco ainda maior para o roubo, vazamento, perda e sequestro de dados, podendo quebrar o sigilo e a privacidade das empresas, colaboradores e até mesmo clientes, e de forma permanente, principalmente quando tais dados podem ser utilizados de forma inescrupulosa pelos criminosos. Além destas ameaças, as empresas que utilizam ambientes on-premises podem vivenciar situações de indisponibilidade da infraestrutura, seja pela falta de planos e estruturas de contingenciamento, ou devido a vandalismos virtuais (ataques de negação de serviço, pixação, entre outros), que tem como objetivo simplesmente tirar as operações do ar para seus clientes e trazer prejuízo financeiro.

Nestes cenários, os sistemas de contingenciamento da cloud, ou a sua presença em diversas regiões, países e até mesmo continentes, entrega aos ambientes altas taxas de disponibilidade, reduzindo drasticamente o risco de parada dos negócios das empresas. Já para a perspectiva de segurança, a cloud se tornam muito mais vantajosa, pois segue a maioria das as boas práticas e padrões mundiais (senão todas elas) e garantem o atendimento dos principais pilares da segurança da informação, que são a confiabilidade, a integridade e a autenticidade de tudo o que estiver armazenado.

Como a Stefanini pode ajudar?

A Stefanini também traz soluções para atender as empresas que buscam segurança em cloud, o que é feito por meio da Teccloud, empresa do Grupo especializada em infraestrutura e serviços multicloud.

“A Teccloud tem a capacidade de criar soluções aderentes à realidade e a necessidade de cada cliente, utilizando uma vasta gama de tecnologias, tornando-os ainda mais competitivos em seus negócios. Criamos soluções que vão desde a migração de uma infraestrutura tradicional para uma infraestrutura em nuvem até a integração de ambientes híbridos”, Adair esclarece.

O especialista conta que o portfólio de ofertas da Teccloud é muito amplo. Oferece desde o serviço de nuvem própria com diversos mecanismos de segurança e privacidade, integração e conectividade com outras nuvens, até o desenvolvimento de projetos que utilizam infraestrutura em nuvens públicas, como Google, Azul e AWS.

Segundo Adair, “Hoje a Stefanini é capaz de entregar o mesmo alto nível de serviço e conformidade em diferentes setores do mercado, da indústria ao varejo, com uma moderna e flexível metodologia para aplicar boas práticas, automação e controle baseados em dados, nos mais diferentes estágios de maturidade.”.

Além disso, a Stefanini estabeleceu e construiu os seus produtos próprios. Assim, garante uma curva de adoção mais rápida das práticas modernas mais exclusivas do mercado; e tudo isso permitindo otimização em curto prazo, com solução sem aumentar o custo do serviço com a transformação.

Assim, a Stefanini oferece a segurança em cloud que a sua empresa precisa para promover a transformação digital com mais eficiência e maturidade, além de disponibilizar outras soluções para aprimorar os processos do seu negócio e garantir a competitividade dele.

Otimize os processos da sua empresa com as soluções Teccloud. Entre em contato com a nossa equipe para conhecer os serviços à sua disposição!

compartilhe

Você também pode gostar