Trends

O que você precisa saber sobre o Data Center Virtual – Hosting, VMs.

Na era de transformação digital, as empresas devem seguir importantes tendências de TI para modernizar suas operações. O data center virtual é uma daquelas inovações que podem melhorar seus processos, além de trazer resultados expressivos, sabia disso?

Além de ser uma das principais tendências de TI, os data centers virtuais tornaram-se um dos pilares de infraestrutura das companhias que tem como premissa estratégica, agilizar seus processos.

No entanto, existem diferenças entre data centers físicos e virtuais. E, nesse conteúdo, você entenderá quais são e, por que é tão vantajoso aderir ao data center virtual.  

O conceito

Para começar, você sabe o que é um centro de dados virtual? Ele, nada mais é do que um data center virtual, ou seja, é uma infraestrutura de TI totalmente virtualizada, como IaaS.

Ele oferece todas as possibilidades de um banco de dados tradicional, porém com recursos direcionados na nuvem. Dessa forma, permite que empresas, como a sua, tenham maior liberdade de controle e particularização da sua infraestrutura, sem precisar adquirir, configurar, implantar e condicionar dispositivos físicos.

No data center virtual, o trabalho é contratado de acordo com as necessidades e requisitos, em memória, RAM, capacidade de armazenamento, capacidade de processamento, e outros aspectos relevantes. E, melhor, a obrigação de mantê-lo em perfeito funcionamento é do provedor de serviços.

Deve-se notar, no entanto, que essa capacidade limitada de gerenciar detalhes (software, hardware e demais equipamentos) deixa os administradores de TI livres para lidar apenas com as rotinas estratégicas.

Em geral, com esta solução, uma empresa obtém: virtualização completa da infraestrutura de TI e vantagens relacionadas aos servidores físicos, além de um parque tecnológico que integra setores e aperfeiçoa a gestão corporativa e suas informações. Com isso, há melhora na operação, modernização, transformação e criação de valor no ambiente virtual.

As vantagens do Data Center virtual

Vale a pena investir em um data center virtual em vez de uma opção mais tradicional, como um data center físico? A resposta é “sim”, pois se trata de uma solução que dinamiza sua operação e a torna mais flexível para lidar com as demandas atuais que costumam ser muito voláteis.

Dentro os benefícios desse mecanismo estão:

  • Tecnologia avançada: o data center virtual leva a sua empresa a outro nível de transformação digital.
  • Redução de custos: como o banco de dados é totalmente virtual, sua empresa não precisa gastar com aquisição, instalação e manutenção de recursos e hardware físico.
  • Manutenção qualificada: em um ambiente virtual de data center, o provedor é responsável pela manutenção da infraestrutura. E como o provedor precisa seguir diretrizes e certificações, esse trabalho é muito mais qualificado.
  • Segurança: com um data center virtual, toda a infraestrutura é hospedada na nuvem. Em outras palavras, sua empresa pode escolher soluções de segurança sob medida para se proteger contra ameaças cibernéticas. No caso da infraestrutura em si, mantida pelo fornecedor, provavelmente, já segue padrões de segurança que permitem que apenas pessoas autorizadas acessem o ambiente de dados para realizar a manutenção.
  • Conexão a redes 5G: uma das grandes vantagens de ter um data center virtual é que ele permite que sua empresa trabalhe com tecnologia avançada. Um caso típico é o das redes 5G, que já se tornaram uma realidade no Brasil. Isso porque, a infraestrutura é atualizada pelo provedor.
  • Escalabilidade: flexibilidade e, também, escalabilidade são os principais pontos fortes de qualquer solução em nuvem e, não seria diferente com o data center virtual. Ele aumenta a capacidade da dimensão de uma empresa para atender às crescentes demandas, possibilitando alocação em tempo real e capacidade de armazenamento.

Qual é a diferença entre um Data Center Virtual e um Data Center Físico?

Para começar, o data center virtual é 100% digital, fornecido como um serviço, um IaaS (infraestrutura como serviço).  Já o Data Center Físico é local, construído com recursos físicos, como o próprio nome diz, e com hardware.

Um dos grandes benefícios do data center virtual, em detrimento do físico, é o alto potencial de personalização, já ele pode ser adaptado de acordo com as necessidades de processamento, armazenamento e conectividade de sua empresa.

Por outro lado, o data center físico requer que a companhia aloque dentro de casa (on-premise) ou de forma terceirizada (colocation). Em detalhes significa:

  • On-premise: se a sua empresa optar por construir um data center físico próprio, será necessário comprar, manter e atualizar o software, o hardware, assim como outros equipamentos usados na operação. Isso quer dizer que o dimensionamento da infraestrutura e a forma como as políticas de manutenção serão realizadas também ficarão sob a responsabilidade de sua equipe de TI.
  • Colocation: o data center físico é alocado por uma empresa parceira, que é responsável por toda a operação, inclusive, a mão-de-obra.

Vale destacar que ambas operações (Data Center Virtual ou Físico) são de extrema importância. Entretanto, o que vai definir a sua aplicação é a necessidade de sua empresa.

A Teccloud pode te ajudar com todo o processo, assim como orientá-lo sobre qual equipamento utilizar, conforme a sua necessidade. Para isso, basta agendar agora uma reunião com um dos especialistas da organização.

compartilhe