Trends

Principais Tendências para Segurança Cibernética em 2024

De invasões aos sistemas aos vazamentos de dados, é preciso estar preparado para encarar os novos desafios da Era Digital.

Em um cenário onde as ameaças cibernéticas estão em constante evolução, a segurança dos dados tornou-se uma prioridade para empresas de todos os portes em todo o mundo. De acordo com o Gartner, as principais tendências de segurança cibernética para 2024 refletem a necessidade de adaptação e resiliência frente a novos desafios e ameaças.

E nesse conteúdo Teccloud, você terá a oportunidade de explorar essas tendências e entender como empresas, como a sua, podem se preparar para enfrentar os entraves futuros.


É possível gerir ameaças cibernéticas?

A resposta é “sim”. Com a expansão das superfícies de ataque devido ao uso crescente de software como serviço (SaaS) e outras tecnologias, a gestão contínua de exposição a ameaças se torna fundamental.

Com isso, as companhias precisam de ferramentas e estratégias para monitorar constantemente e mitigar riscos emergentes. Afinal, é necessária uma visão em tempo real das vulnerabilidades e a capacidade de responder rapidamente a novas ameaças.


Como enfrentar os desafios da gestão de riscos de terceiros?

Para começar, vale ressaltar que a segurança não se limita mais ao perímetro da organização. Ela se expande, principalmente, quando parte da operação é terceirizada. Como enfrentar esse desafio? A resposta é com a garantia de que todos os fornecedores estejam alinhados com os padrões de segurança da organização.

A verificação contínua e a resiliência são chave para proteger contra vulnerabilidades externas. Empresas devem implementar processos rigorosos de monitoramento para garantir a segurança da cadeia de sistemas.


Tudo começa na cultura empresarial

O DNA deve estar marcado pela visão única e compartilhada em prol a segurança. Essa é uma condição sine-qua-non para que a proteção funcione, para que não haja vulnerabilidades no percurso.

Programas de treinamento e uma cultura de segurança são fundamentais para minimizar incidentes cibernéticos associados a ações humanas, assim como o estabelecimento de protocolos e um plano de contingência frente a crises. Afinal, promover uma cultura de segurança em toda a organização é vital para garantir que todos os funcionários estejam cientes dos riscos e saibam como agir para mitigar esses riscos.


É preciso estabelecer métricas para a segurança de dados?

Sim, é preciso estabelecer métricas para a segurança de dados. Isso porque elas ajudam a evolução do tema dentro da companhia, além de demonstrar claramente o valor dos investimentos.

Medir a eficácia das estratégias de segurança com base em resultados tangíveis ainda auxilia a justificar orçamentos contínuos e aprimorar as práticas de proteção. Ou seja, empresas devem desenvolver KPIs que reflitam a resiliência e a capacidade de resposta a incidentes de segurança.

Vale destacar que isso não é só fundamental, como, inclusive, vital para a sobrevivência do negócio. Afinal, o que pode acontecer se os dados vazarem? E se o sistema for invadido? O custo, certamente, será muito superior ao custo de prevenção, além, é claro, do dano à reputação, que pode ser irreparável.


Certificações de segurança

Certificações como a TÜV Rheinland garantem que os provedores de segurança estejam em conformidade com os mais altos padrões de qualidade e proteção. Isso reforça a confiança dos clientes e assegura a implementação das melhores práticas de segurança.


A Teccloud e as tendências de segurança cibernética

A Teccloud Stefanini está atenta a essas tendências e pronta para ajudar sua empresa a enfrentar seus desafios. Afinal, o compromisso da empresa é oferecer soluções robustas que protejam seus dados e garantam a continuidade das operações.

Continuar
Fale com nossa especialista
Atendimento Rápido | Whatsapp
Olá! Sou Sandra Castro, especialista em Cloud Computing da Teccloud Stefanini, será um prazer lhe atender. Qual a necessidade de sua empresa hoje?