Trends

Saiba por que a sua empresa não deve manter um Data Center Interno

À medida que o ambiente de TI de uma organização se torna mais estratégico e relevante, os gerentes precisam tornar o espaço mais eficiente e simplificado.

Um aspecto que gera dúvidas nas organizações é se é mais vantajoso manter um data center próprio ou contratar uma empresa especializada que forneça um ambiente físico para que o data center faça o processamento de dados por meio de um serviço conhecido como colocation.

Para elucidar essa questão e fazer com que você tome a melhor decisão, é necessário saber quais são os pontos positivos e negativos de ter um data center interno, informações que serão esclarecidas durante a leitura deste artigo!

Quais são os pontos negativos em manter um Data Center interno?

Para começar, o quanto você está disposto a sacrificar do seu negócio em termos de eficiência e competividade? Afinal, manter um data center interno pode acarretar em uma série de pontos preocupantes, que você verá em detalhes a seguir.

· Risco de segurança

Os data centers internos são instalados nas dependências da empresa e, portanto, estão bastante expostos a distúrbios físicos, acidentes, desastres naturais, entre outros.

Em suma, em caso de incêndio, discos rígidos, computadores, servidores, redes e demais equipamentos podem queimar e todas informações de negócios podem ser perdidas.

Além disso, a decisão pelo data center interno exige que a empresa tenha muitos computadores e equipamentos, o que aumenta a probabilidade de ocorrer acidentes ou incidentes que podem colocar em risco a integridade física dos funcionários.

· Aumento de custos

Há vários custos que a empresa deve arcar ao decidir migrar para o data center interno. Um deles é o alto consumo de energia. Afinal, ele será bastante alto e aumentará à medida em que a organização se desenvolve, pois são necessárias máquinas cada vez mais robustas.

E nesse sentido, os aspectos ambientais também devem ser levados em consideração, uma vez que terá haverá maior consumo de água e energia para manter o ambiente de TI funcionando.

Além disso, a empresa também deve construir um espaço altamente equipado, com geradores, refrigeração constante para manter o local na temperatura ideal. Tudo para garantir que o ambiente esteja em ótimas condições.

Outros gastos significativos ficam com a atualização de equipamentos (hardware) e sofwares. Isso porque ao ficarem ultrapassados, precisam ser substituídos por outros com maior capacidade de armazenamento, processamento, dentre outros recursos mais modernos.

A manutenção de toda a operação entra na conta, assim como os altos custos de profissionais especializados. Com os rápidos avanços em tecnologia e desenvolvimento, ainda, a companhia deve ter em mente um fator muito importante: o tempo. Implementar um processo como este leva tempo e, perder o dinamismo pode ser um dos fatores de risco quando se fala em competividade.

Por esses motivos, manter o data center interno, com todas as atividades, é extremamente caro, principalmente, para pequenas e médias empresas (PMEs).

O colocation é a melhor alternativa para o data center interno?

A resposta é um sonoro “sim!”. O Colocation é a melhor solução para resolver os problemas listados acima e evitar danos ao negócio, tornando-o mais seguro, ágil e eficiente. Entenda melhor as vantagens desta alternativa a seguir.

· Segurança otimizada

Os equipamentos ficam sob responsabilidade do parceiro contratado quando você decide pelo Colocation. Isso quer dizer que ele ser torna o responsável por assegurar a máxima proteção dos dados e equipamentos do seu negócio.

De que forma? Empresas especializadas em Colocation, como a Teccloud, investem em proteção contra incêndio, segurança 24 horas e, somente pessoas autorizadas entram nas salas de informática, postos de controle, entre outros.

Outro aspecto relacionado à segurança tem relação direta com as ferramentas que protegem os sistemas e informações do negócio, como firewalls, antivírus, sistemas de acesso de usuários, criptografia de dados, entre outros.

Uma empresa que atua com colocation têm sistemas e software robustos que, inclusive, reduzem a probabilidade de invasão de cibercriminosos e vazamento de dados.

· Diminuição de custos gerais

A migração de dados para o colocation elimina os custos associados à infraestrutura corporativa. Em geral, a organização não paga por manutenção, atualizações, sistema de monitoramento, ar condicionado etc.

Os custos de eletricidade também são minimizados porque o data center está localizado nas proximidades da empresa contratada e, não dentro dela.

Ainda sobre manutenção e atualizações, essas atividades passam a ser atribuídas ao fornecedor de colocation, que atua, geralmente, com os principais fabricantes de equipamentos e/ou fornecedores na área. Ou seja, isso quer dizer que ele consegue obter equipamentos de ponta por preços mais acessíveis.

Vale destacar que o parceiro de colocation conta com um quadro de colaboradores altamente especializados para realizar uma manutenção eficiente e de qualidade em sua companhia.

· Maior possibilidade de escalabilidade

Com o apoio de uma empresa de colocation, você pode expandir suas atividades sem incorrer nos mesmos custos. Primeiro, você pode se beneficiar da tecnologia mais avançada e profissionais especializados a um custo menor sem precisar contratá-los.

Além disso, a organização poderá facilmente alterar a capacidade de processamento do data center contratado, de acordo com as necessidades do negócio.  Em tempos de grandes vendas, por exemplo, você pode entrar em contato com a empresa contratada e solicitar planos mais robustos.

Por outro lado, é possível assinar planos com menor custo, ​​caso a empresa precise reduzir suas atividades.

· Melhor suporte

Uma empresa capacitada oferece um atendimento de ponta, rápido e que soluciona problemas logo no primeiro contato. Por meio de um bom suporte à sua disposição, os colaboradores da sua empresa poderão se concentrar em atividades mais estratégicas e relevantes ao invés de tratar de manutenções ou atualizações.

O colocation também concentra a realização de backups constantes e automáticos para que os dados perdidos sejam facilmente recuperados, o que facilita ainda mais a rotina da organização.

A melhor solução de colocation para a sua empresa

Adotar o data center Interno prejudica diretamente as operações do negócio, já que isso aumenta consideravelmente seus custos e riscos. Portanto, a melhor solução para potencializar o desenvolvimento da empresa é contratar uma empresa especializada.

Para isso, você pode contar com o apoio da Teccloud para obter um data center de qualidade, já que ela é líder no serviço de Colocation, sendo a maior empresa em infraestrutura de Data Centers na América Latina.

Importante frisar que todos os data centers da Teccloud estão em locais estratégicos e são interligados por uma rede própria, com 100% de fibra óptica.

Quer saber como a Teccloud ajuda a potencializar o desenvolvimento do seu negócio? Entre já em contato conosco e marque uma reunião!

compartilhe