Trends

Grande evento sobre negócios e tecnologias reúne grandes players do setor, em Porto Alegre

Um importante tema perante um grande público. Essa frase sintetiza o evento realizado pelas empresas Stefanini Teccloud e Stefanini Rafael, pertencentes ao grupo Stefanini, em 28 de setembro, no restaurante Coco Bambu, em Porto Alegre (RS). Com o eixo central “O Desafio da Continuidade de Negócios”, a companhia reuniu empresários da região para abordar o futuro, o presente e o agora do universo de armazenamento de dados, apresentando ao mercado novas soluções em segurança e Multicloud.

A iniciativa, organizada por Leidivino Natal, CEO da Stefanini Rafael, e Liandro Soares CEO da Stefanini Teccloud, mostrou aos convidados porque é preciso estar sempre preparado para uma possível crise. “Afinal, não é possível prever”, ressaltam os gestores.

Por isso mesmo, ter um parceiro que ajude nesse processo pode fazer toda a diferença. “Ao atuar com a Stefanini Teccloud pode-se esperar soluções ‘multiconectadas’ com os principais provedores do Brasil e, principalmente, com o grande ecossistema de soluções da Stefanini”, destaca Natal. “Temos capacidade de oferecer tecnologia fim-a-fim, proporcionando ainda mais integração, especialização e adaptação às necessidades dos clientes, gerando mais e mais valor agregado”, completa Liandro Soares.

No decorrer do evento, questões como pilares da continuidade de negócios, gestão de dados aliada a estratégia da empresa, assim como a importância de sanar ameaças foram debatidas. “É preciso conectar companhias ao mundo, as oportunidades e, é o que a Stefanini Teccloud faz, e mostramos que podemos ajudar as organizações nessa missão”, concluiu Liandro.

A Teccloud é uma empresa gaúcha, que foi adquirida em 2019, pelo Grupo Stefanini, ampliando o seu portfólio de soluções digitais. A Stefanini hoje está em 41 países e conta com mais de 27 mil colaboradores, entregando valor agregado com co-criação.

Afinal, o que é computação em nuvem?

Simplificando, a computação em nuvem é a entrega de serviços de computação e, isso inclui servidores, análise, armazenamento, rede, software, inteligência e bancos de dados pela internet (nuvem), para oferecer inovação mais rápida, recursos flexíveis e economias de escala. Ou seja, com essa estratégia, a empresa obtém redução de custo operacional, além de ganhar agilidade e dinamismo.

Principais benefícios da computação em nuvem

A computação em nuvem é um grande avanço em relação à forma tradicional como as empresas pensam sobre os recursos de TI. Aqui estão sete razões comuns pelas quais as organizações estão recorrendo aos serviços de computação em nuvem:

1 – Custo

A computação em nuvem exclui o custo de capital de compra de software, hardware e a configuração, além da execução de datacenters no local; Os racks de servidores, a energia elétrica 24 horas com a refrigeração e os especialistas em TI para a demanda de gerenciamento de toda a infraestrutura.

2 – Velocidade

A maioria dos serviços de computação em nuvem é fornecida por autoatendimento e sob demanda, portanto, até mesmo grandes quantidades de recursos de computação podem ser provisionadas em minutos, normalmente, com apenas alguns cliques do mouse, dando às empresas muita flexibilidade e reduzindo a pressão do planejamento de capacidade.

3 – Escala global

Os benefícios dos serviços de computação em nuvem incluem também a capacidade de escalar de forma elástica. Em termos de nuvem, isso significa fornecer a quantidade certa de recursos de TI — por exemplo, mais ou menos poder de computação, armazenamento, largura de banda — sempre que necessário e da localização geográfica certa.

4 – Produtividade

Os datacenters locais, geralmente, exigem muito “racking e stacking” – configuração de hardware, aplicação de patches de software e outras várias tarefas lentas de gerenciamento de TI. A computação em nuvem exclui a necessidade de muitas delas para que as equipes de TI possam focar no cumprimento de metas de negócios mais importantes.

5 – Atuação

Os maiores serviços de computação em nuvem são efetuados por meio de uma rede mundial de datacenters seguros, que são regularmente atualizados para a última geração de hardware de computação, que é mais eficiente e, também, mais rápido. Isso permite vários benefícios em um único datacenter corporativo, desde a latência de rede reduzida para aplicativos a maiores economias de escala.

6 – Confiabilidade

A computação em nuvem torna o backup de dados, a recuperação de desastres e a continuidade dos negócios mais fáceis e menos dispendiosos porque os dados podem ser espelhados em vários sites copiosos na rede do provedor de nuvem.

7 – Segurança

Muitos provedores de nuvem oferecem um vasto conjunto de tecnologias, políticas e controles que incorporam sua postura geral de segurança, o que ajuda a proteger seus dados, infraestrutura e aplicativos contra possíveis ameaças.

Tipos de computação em nuvem

Nem todas as nuvens são iguais e nenhum tipo de computação em nuvem é adequada para todos. Vários tipos, modelos e serviços diferentes evoluíram para ajudar a oferecer a solução certa para suas necessidades.

Primeiro, você precisa determinar o tipo de implantação de nuvem ou arquitetura de computação em nuvem, na qual seus serviços serão implementados. Existem três maneiras diferentes de implantar serviços em nuvem:

1 – Nuvem pública

As nuvens públicas são de propriedade e operadas por provedores de serviços de nuvem terceirizados, que oferecem seus recursos de computação, como servidores e armazenamento pela Internet.

2 – Nuvem privada

Uma nuvem privada refere-se a recursos de computação em nuvem usados exclusivamente por uma única empresa ou organização e pode ser localizada fisicamente no datacenter local. Algumas empresas também pagam a provedores de serviços terceirizados para hospedagem, onde os serviços e a infraestrutura são mantidos em uma rede privada, o que garante muito mais segurança aos seus dados.

3 – Nuvem híbrida

Nuvens híbridas juntam nuvens públicas e privadas, unificadas por uma tecnologia que permite que dados e aplicativos sejam compartilhados entre elas.

Ao permitir que dados e aplicativos migrem entre nuvens públicas e privadas, uma nuvem híbrida oferece maior flexibilidade à sua empresa, mais opções de implantação e ajuda a otimizar sua infraestrutura, segurança e adesão existentes.

Tipos de serviços em nuvem: IaaS, PaaS, serverless e SaaS

Grande parte dos serviços de computação em nuvem se adequa em quatro grandes categorias: software como serviço (SaaS), infraestrutura como serviço (IaaS) e plataforma como serviço (PaaS) (faltou mencionar a quarta categoria). Às vezes, eles são denominados de “stack” de computação em nuvem, pois são estruturados um em cima do outro. Saber quais são e como são diferentes torna mais fácil atingir suas metas de negócios.

Conheça a Teccloud

Uma empresa que conecta você ao mundo, aos negócios, as oportunidades. Na Teccloud, você vai muito além da nuvem. Você percorre o que há de mais moderno e eficaz no mercado de tecnologia. Você trafega por soluções transformadoras.

  • Colocation e Smart Hands
  • Hosting Dedicado
  • Hosting Virtual
  • Conectividade Internet e Clouds Públicas
  • Disaster Recovery as a Service (DRaaS) e Backup as a Service (BaaS)
  • Serviços Gerenciados MultiCloud
  • Monitoring Services
  • Assessment, Migração e Implantação MultiCloud

Teccloud, uma empresa provedora de serviços multicloud da Stefanini

Fale agora com um de nossos especialistas e comece hoje a transformação digital em sua empresa.

compartilhe

Você também pode gostar